Viva e deixe viver...

Viver é como estar constantemente no "país das maravilhas", por isso estou sempre no limite da razão, porque a vida é bela, insana e incerta, e como diria um cantor: " depende de como você a vê..."

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Talismã e A Casa Negra

Como todas as pessoas do mundo, tenho preferências por livros e escritores, leio quase tudo que me apresentam de outdoor à Bíblia, e isso se deve ao fato de que eu amo as palavras, simplesmente porque elas me fascinam.
Tenho alguns (muitos) livros, vou sempre a feiras de livros, sebos e livrarias e faço algumas aquisições.... possuo mais livros do que lugar para guardá-los, e leio e releio quantas vezes me der na telha;
Sim, já cheguei a ler o mesmo livro uma dezena de vezes, só por ler... "O Talismã" e sua sequência "A Casa Negra", são dois desses livros que sempre eu me pego folheando, mesmo eu conhecendo a história de trás pras frente.
Sou sempre suspeita ao falar de Stephen King, pois já li quase tudo o que publicou, tenho uma coleção de livros dele que ocupa algumas prateleiras da minha estante de livros (que diga-se de passagem não aguenta mais o peso de livro algum).
A verdade é que minha relação com os livros do autor é visceral!E com esses dois é mais especial ainda, por que? Porque foi o primeiro dele que li, foi o livro que me introduziu ao mundo do King. Quem conhece o estilo muito peculiar do autor, sabe que esses dois livros não tem absolutamente nada a ver com o estilo dele...hahahah
Mas você consegue sentir a mão do King em toda história, é a união do mundo fantástico do Straub com os personagens marcantes de King.
"O Talismã" é a história de um garotinho em busca da salvação de sua mãe, a história se passa no nosso mundo e num mundo paralelo, onde ele enfrenta perigos e participa de aventuras, mas é mais que isso, é uma história sobre valores, sobre comprometimento.
Nesse primeiro livro, King e Straub, apresentam o mundo nu e cru, com situação tão aflitivas para uma criança que nos fazem sofrer juntamente com o personagem e torcer por ele. A história traz o crescimento do personagem diante das situações enfrentadas, ele sai garoto de seu ponto de partida e retorna crescido, mas não tão crescido, porque como disse King: por ser a história de um garoto, ela deve terminar aqui, enquanto ele ainda é um garoto ( ou algo do tipo).
Já "A Casa Negra", aliás, curiosidade, foi escrita uns 18 anos depois de "O Talismã", e traz Jack, personagem do livro, já adulto. Esse é um livro pesado, que traz a maldade do ser humano, que despedaça vidas;
Penso que a soma do universo de Straub e os personagens marcantes de King deu muito certo, suscita em nós os sentimentos mais controversos possíveis, personagens que amamos e odiamos de forma tão intensa que a vontade é de entrar no livro e fazer algo!
Outra coisa legal dos livros do King, é que os personagens se repetem em outros livros dele e sempre de forma coerente;
Na minha opinião vale sempre a pena ler.
Dou nota máxima pra esses dois livros!

2 comentários:

  1. Concordo!
    Terminei de ler A Casa Negra ontem, antes havia lido O Talismã, e achei os livros fantásticos.
    Abraços
    Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daniella! Fico feliz qdo alguém curte especificamente esses livros. São meus favoritos!

      Excluir