Viva e deixe viver...

Viver é como estar constantemente no "país das maravilhas", por isso estou sempre no limite da razão, porque a vida é bela, insana e incerta, e como diria um cantor: " depende de como você a vê..."

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sobre Meninos e Lobos


Quando iniciei a faculdade assisti a muito filmes interessantes que eu não assistiria se fosse por escolha própria, simplesmente porque ao sentar num sofá para assistir um filme, o fazemos para aliviar um pouco a tensão.
E bem, "Sobre meninos e lobos" é o oposto de aliviar a tensão, é um filme muito tenso, very, very... é daqueles que pesa no coração depois que você termina de assistir, mas é um filme brilhante e sensacional.
O Começo do filme traz uma cena bem típica, três garotos brincando, ou melhor, aprontando na vizinhança, porém logo de cara um acontecimento muda a vida de um deles e afeta a dos outros dois.
Jimmy, Sean e Dave, são três amigos que vivem em um bairro no suburbio de Boston e tem suas vidas separadas, quando Dave é raptado por dois homens que se passam por policiais ao verem as crianças aprontando na rua, os censura e solicita que Dave entre no carro para que eles conversem com sua familia, no entanto os dois homens na verdade são pedófilos que sequestram Dave e o mantem em cativeiro. Dave é abusado sexualmente durante quatro dias, até conseguir escapar da mão de seus raptores.
Após esse começo tenso, a história torna-se passado, e os três garotos, agora homens, seguem suas vidas de forma distintas.
Jimmy (Sean Penn), torna-se um comerciante local com ligações mafiosas, Sean (Kevin Bacon) se torna um agente do FBI e Dave (Tim Robbins - sempre em atuações perfeitas), o menino abusado sexualmente, cuja experiência traumatica o acompanha, se torna um adulto quieto e recatado, esses três garotos cuja amizade foi brutalmente interrompida, tinham perdido contato após os acontecimentos, porém um evento trágico faz com que seus caminhos novamente se cruzem.
A filha de 19 anos de Jimmy é brutalmente assassinada, o detetive Sean e seu parceiro entram no caso, paralelamente a máfia local - comandada por Jimmy- incia sua propria investigação para agarrar o culpado antes da polícia.
A partir daí, uma sucessão de fatos, faz com que a vida deles seja revirada, abrindo feridas antigas e entrelaçando destinos.
O filme aborda os traumas, a desconfiança, os medos, o egoísmo, a impotência, a dor e o ódio e o amor enquanto catalizadores.
Aliás diga- se de passagem que o título caiu perfeitamente no filme, pois é precisamente uma história sobre meninos e lobos, o que até me lembra uma frase de Thomas Hobbies: "o homem é o lobo do homem", é o único animal que destrói a própria espécie.
No filme é tudo muito verdadeiro, forte e cru, a história chama a atenção para as escolhas, as possibilidades da vida e para o fato de que uma pequena decisão pode mudar toda a sua vida.
Trata claramente de como um trauma de infância pode afetar a sua vida e daqueles que estão ao seu redor.
Nesse contexto, vale a pena reprisar a fala do personagem de Kevin Bacon, quando ele diz que "naquele dia, nós três entramos naquele carro". Gosto de como soa verdadeiro isso, pois de alguma forma aquilo afetou não só a Dave, mas a vida de Sean e Jimmy também. É inevitável não pensar, no que aconteceria se fosse Sean ou Jimmy que entrasse naquele carro, como isso afetaria as suas vidas, como eles lidariam com a situação.
Esse filme é forte e reforça a nossa impotêcia diante da maldade humana, trazendo-nos questões relacionadas a subjetividade, mostrando o mundo interno de cada individuo, seus sentimentos, pensamentos e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário